Adeptus Exemptus

Adeptus Exemptus - Completa em perfeição todas essas matérias. Então ele (a) se torna um Irmão do Caminho da Mão Esquerda ou, (b) é despido de todas as suas consecuções, bem como de si próprio, até mesmo de seu Santo Anjo Guardião, e torna-se um Bebê do Abismo, que, tendo transcendido a Razão, não faz nada senão crescer no útero de sua mãe. Ele então se encontra um [Magister Templi]. (Uma Estrela à Vista)

O Grau de Adeptus Exemptus confere autoridade para governar as Ordens mais inferiores da R.C. e da G.D.

O Adepto deve preparar e publicar uma tese estabelecendo Seu conhecimento do Universo e Sua proposta para o bem estar e progresso do mesmo. Ele será assim conhecido como líder de uma escola de pensamento.

(A Chave dos Grandes Mistérios de Éliphas Lévi, as obras de Swedenborg, von Eckartshausen, Robert Fludd, Paracelso, Newton, Bolyai, Hinton, Berkeley, Loyola, etc., etc., são exemplos de tais ensaios.)

Ele terá alcançado tudo exceto os topos supremos da meditação, e já deverá estar preparado para perceber que o único caminho possível para ele é devotar-se completamente a ajudar seus semelhantes. (Uma Estrela à Vista)

Avanço

Para atingir o Grau de Magister Templi, ele deve executar duas tarefas; a emancipação do pensamento colocando cada ideia contra sua oposta, e recusar-se de preferir qualquer uma delas; e a consagração de si mesmo como um veículo puro para a influência da Ordem a que ele aspira.

Ele deve então se decidir quanto à aventura crítica da nossa Ordem; o abandono absoluto de si mesmo e de suas consecuções. Ele não pode permanecer indefinidamente um Adepto Isento; ele é empurrado para frente pelo ímpeto irresistível que ele gerou.

Se ele falhar, propositadamente ou por fraqueza, em tornar absoluta sua auto aniquilação, ainda assim ele é arremessado ao Abismo; mas ao invés de ser recebido e reconstruído na Terceira Ordem, como um Bebê no ventre de nossa Senhora Babalon, sob a Noite de Pã, para crescer e ser a Si Mesmo completamente e verdadeiramente como Ele não era anteriormente, ele permanece no Abismo, secretando seus elementos em torno de seu Ego como se estivesse isolado do Universo, e se torna o que é chamado de “Irmão Negro”. Tal ser é gradualmente desintegrado por falta de nutrição e a lenta, mas certa ação da atração do resto do Universo, apesar de seus esforços para isolar-se e proteger-se e para engrandecer-se através de práticas predatórias. Ele pode realmente prosperar por algum tempo, mas no fim ele deve perecer, especialmente quando, com um novo Êon, uma nova Palavra for proclamada, a qual ele não pode e não irá ouvir, de modo que ele se prejudica ao tentar usar um método obsoleto de Magick, como um homem com um bumerangue em uma batalha onde todos os outros têm um rifle. (Uma Estrela à Vista)