Bibliografia do Estudante

Devido à tensão desnecessária lançada sobre os Neófitos por pessoas despreparadas, totalmente ignorantes do básico, prestando o Juramento do Probacionista, o Imperator da A∴A∴, sob o selo e pela autoridade de V.V.V.V.V., ordena que todas as pessoas que desejam se tornar um Probacionista da A∴A∴ devem primeiro passar por três meses como um Estudante dos Mistérios.

Ele deve possuir os seguintes livros: —

  1. The Equinox, do número 1 até o número atual.
  2. 777
  3. Konx Om Pax
  4. Collected Works of A. Crowley: Tannhäuser, The Sword of Song, Time, Eleusis.
  5. Raja Yoga, de Swami Vivekananda.
  6. O Shiva Sanhita ou o Hathayoga Pradipika.
  7. Tao Te Ching
  8. Os Escritos de Chuang Tsu
  9. O Guia Espiritual, de Miguel de Molinos.
  10. Dogma e Ritual de Alta Magia, de Eliphas Levi
  11. A Goetia do Lemegeton do Rei Salomão.
  12. O Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago

Existem dúvidas quanto a quais são e onde encontrar estes livros, então elaboramos uma breve explicação sobre cada livro e como encontrá-lo.

Alguns destes livros estão esgotados ou nunca foram publicados em português, então buscá-los pode ser considerado o primeiro ordálio do aspirante à A∴A∴.

1. The Equinox

Estante com os 11 primeiro números do The Equinox
Os 11 primeiro números do The Equinox. Fonte: Weiser Antiquarian.

The Equinox (O Equinócio — A Revista do Iluminismo Científico) é o periódico oficial da A∴A∴, que foi publicamento semestralmente de 1909 a 1913 e depois irregularmente ao longo dos anos seguintes. O periódico é composto por livros de cerca de 400 páginas, contendo as instruções oficiais da Ordem, poemas, peças, contos e outras obras literárias.

Para mais detalhes, consulte a página sobre o The Equinox.

Em inglês:

Em português:

2. 777

777 & Other Qabalistic Writings of Aleister Crowley
777 & Other Qabalistic Writings of Aleister Crowley. Fonte: Terapeak.

777, também conhecido pelo seu título completo de Liber 777 vel Prolegomena Symbolica Ad Systemam Sceptico-Mysticæ Viæ Explicandæ, Fundamentum Hieroglyphicum Sanctissimorum Scientiæ Summæ (“Uma Compilação de Símbolos, com o Objetivo da Sistematização do Caminho Cético-Místico Estabelecido, Uma Fundação Hieroglífica das Coisas Mais Sagradas do Conhecimento Mais elevado”), é composto por várias tabelas correlacionando os elementos da magia cerimonial com diversas culturas, panteões, grimórios e outros elementos filosóficos e religiosos, construído em cima do diagrama da Árvore da Vida da Cabala. Além das tabelas, possui importantes ensaios sobre a Cabala.

Este livro foi publicado em 1909 e revisado ao longo de toda a vida de Crowley. Após a sua morte, Karl Germer publicou a edição expandida como 777 Revised em 1955.

Em inglês:

Em português:

3. Konx Om Pax

Konx Om Pax, segunda edição
Konx Om Pax, segunda edição. Fonte: The 100th Monkey Press.

Konx Om Pax é uma pequena coletânea de quatro ensaios escritos por Aleister Crowley, dois deles sendo instruções oficiais da A∴A∴:

  • The Wake World
  • Ali Sloper
  • Thien Tao
  • The Stone of the Philosophers which is Hidden in the Mountain of Abiegnus

Existem diversas reimpressões no mercado.

Em inglês:

Em português:

4. Tannhäuser, The Sword of Song, Time, Eleusis

Os 3 volumes de The Collected Works of Aleister Crowley
Os 3 volumes de The Collected Works of Aleister Crowley. Fonte: Weiser Antiquarian.

As obras Tannhäuser, The Sword of Song, Time e Eleusis foram publicadas juntamente com muitos outros poemas, artigos e peças nos três volumes de Collected Works of Aleister Crowley:

  • O volume 1 de 1905 contém Tanhauser
  • O volume 2 de 1906 contém The Sword of Song e Time
  • O volume 3 de 1907 contém Eleusis (o epílogo)

Em inglês:

Em português:

5. Raja Yoga

Capa do Raja Yoga
Edição antiga de Raja Yoga, o Caminho Real, pela Editora Vedanta.

O Raja Yoga de Swami Vivekanda é um clássico sobre o Yoga dos oito passos. Existem diversos livros com o título de “Raja Yoga”, portanto atente ao nome do autor.

6. O Shiva Sanhita ou o Hathayoga Pradipika

Capa do Siva Samhita
Siva Samhita, pela Editora Madras.

O Shiva Sanhita e o Hathayoga Pradipika são clássicos do Hatha Yoga. O Estudante pode estudar qualquer um dos dois.

  • Hatha-Yoga-Pradipikã: Uma Luz Sobre o Hatha-Yoga, Editora Mantra, ISBN 978-8568871072.
  • Śiva Samhita: Ensinamentos de Shiva Sobre Hatha Yoga, Editora Madras, ISBN 978-8537005514.

7. Tao Te Ching

Capa do Tao Te Ching de Crowley
Tao Te Ching: a new translation with commentary by Ko Hsüan (Aleister Crowley). Fonte: Dirge Magazine.

Tao Te Ching (também chamado de Dao De Jing e Tao Teh King) é um clássico chinês taoísta, considerado um dos livros mais antigos do mundo. Este título é facilmente encontrado nas livrarias, traduzido por vários autores, com ou sem comentários.

O estudante pode considerar proveitoso estudar a versão compilada por Crowley a partir da tradução de James Legge, pois ela contém comentários que fazem a relação do sistema taoísta com o nosso.

Em inglês:

  • Tao Te Ching, a new translation with commentary by Ko Hsüan (Aleister Crowley), Red Wheel/Weiser, ISBN 978-0877288466.

Em português:

8. Os Escritos de Chuang Tsu

Capa de Chuang Tzu: Ensinamentos Essenciais
Chuang Tzu: Ensinamentos Essenciais, da Editora Cultrix.

Os Escritos de Chuang Tsu (ou Kwang Tse) é considerado como o segundo maior clássico taoísta. Diferente de outros clássicos religiosos, o autor ensina o Tao de maneira bem humorada. O corpo de textos atribuídos a esse místico chinês é de 33 textos, mas até o presente não sabemos de nenhuma edição em português que traga todos. Procure pela versão da Editora Pensamento-Cultrix ou em um sebo pelo “A Sabedoria da Índia e da China” (em dois volumes), de Lin Yutang.

Em português:

  • Chuang Tzu: Ensinamentos Essenciais, Editora Cultrix, ISBN 978-8531606120.
  • A Sabedoria da China e da Índia, Volume Único, por Lin Yutang.

9. O Guia Espiritual

Capa do Guia Espiritual
O Guia Espiritual, da Editora Safira Estrela.

Descrito completamente pelo título de um “Guia espiritual que desembaraça a alma e a conduz pelo caminho interior para alcançar a contemplação perfeita e o rico tesouro da paz interior, escrita por Miguel de Molinos”. Existe uma edição em português publicada pela Editora Safira Estrela, porém é muito difícil de ser encontrada.

Em espanhol:

  • Guía espiritual: que desembaraza el alma y la conduce por el interior camino para alcanzar la perfecta contemplación y el rico tesoro de la interior paz, Editora Linkgua, ISBN 978-8498167153.

10. Dogma e Ritual de Alta Magia

Capa do Dogma e Ritual de Alta Magia
Dogma e Ritual de Alta Magia, da Editora Pensamento.

O Dogma e Ritual de Alta Magia de Magia, de Eliphas Lévi é considerado um clássico da magia. Foi um dos principais títulos publicados após a leva de grimórios que caracterizou os séculos anteriores.

No Brasil, o livro já é vendido há muitos anos, em duas versões, uma pela Editora Pensamento (traduzida do original em francês) e uma pela Editora Madras (tradução da tradução para o inglês). Existem também algumas versões diferentes que circulam pela Internet.

11. A Goetia do Lemegeton do Rei Salomão

Capa do Goetia de Crowley
Goetia: The Lesser Key of Solomon the King: Clavicula Salomonis Regis, traduzido por McGregor Mathers com uma introdução de Aleister Crowley.

Goetia (ou Ars Goetia), é a primeira parte do Lemegeton ou As Clavículas de Salomão. Recomendamos a edição compilada por Aleister Crowley em cima da tradução de McGregor Mathers, que possui alguns textos adicionais importantes.

No Brasil, existe uma versão publicada pela Editora Madras chamada de A Goetia Ilustrada de Aleister Crowley, por Lon Milo DuQuette.

Em inglês:

  • The Goetia: the Lesser Key of Solomon the King, Red Wheel, ISBN 978-0877288473.

Em português:

12. O Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago

Capa do Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago
O Livro da Magia Sagrada de Abramelin, o Mago, versão da editora Madras.

O Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago, ou Livro de Abramelin, ou simplesmente Abramelin, é um grimório escrito por Abraham of Worms para seu filho Lamech, narrando sua jornada espiritual da Alemanha até o Egito, onde após muitos enganos e percalsos, conhece o eremita Abramelin, que lhe ensina a Magia Sagrada destinada à obtenção do Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião.

Este livro ganhou popularidade quando foi traduzido para o inglês por McGregor Mathers. Recentemente, um pesquisador preparou uma nova tradução baseada em uma edição crítica do original, contendo muito material que não estava disponível no manuscrito ao qual Mathers teve acesso em sua época.

Em inglês:

Em português:

A Bibliografia Estendida

Muitos acreditam que o Currículo de Leitura do Estudante correto é aquele publicado em The Equinox Vol. III Nº 1, contendo uma série de sete ou oito dúzias de clássicos ocultistas. Este Currículo expandido é de considerável importância, no entanto, não é o Currículo principal do Estudante dos Mistérios da A∴A∴. Conforme o próprio texto deixa claro:

A A∴A∴ não oferece exame neste curso, mas recomenda estes livros como a base de uma biblioteca.

Portanto a lista oficial recomendada é a que foi proposta acima, sobre a qual o Estudante é avaliado para que possa ser recebido como um Probacionista.

Bibliografias Alternativas

Muitos dos livros recomendados na lista estão esgotados nas livrarias ou nunca foram publicados no idioma nativo do leitor. Por este motivo, alguns Neófitos da A∴A∴ optam por recomendar uma lista diferente, substituindo os títulos que não podem ser encontrados por outros que abordem os mesmos temas.