Aleister Crowley

★ 12/10/1875 — † 1/12/1947

Voltar para a lista de biografias

Uma foto de Aleister Crowley

Aleister Crowley (nascido Edward Alexander Crowley) foi um ocultista inglês, mago cerimonial, enxadrista, poeta, pintor, romancista e alpinista, e também um Ipsissimus da A∴A∴. Crowley fundou a filosofia religiosa de Thelema, e — ao receber O Livro da Lei em 1904 – foi identificado como o profeta do novo Êon de Hórus; encarregado de conduzir o desenvolvimento espiritual da humanidade.

O pai de Crowley, Edward Crowley, era um membro devoto de um grupo evangélico chamado de Irmãos de Plymouth — uma dissidência dos Quakers — e levava sua família de acordo. Quando Crowley tinha 11 anos de idade, seu pai faleceu. O relacionamento de Crowley com sua mãe não era muito cordial e durante esta época ele desenvolveu um sentimento de desgosto pelos Irmãos de Plymouth e suas rigorosas doutrinas crististas.

Crowley foi estudar no Trinity College de Cambridge em 1895, optando por sair sem concluir sua graduação. Crowley começou a experimentar relações homoafetivas durante sua época em Trinity, e fomentou seus interesses sobre poesia e alpinismo. Ele passou a seguir seu interesse pelo alpinismo e pelo ocultismo.

Em 1898, ele se afiliou à sociedade oculta da Golden Dawn, e recebeu instrução de um estimado membro da ordem chamado Allan Bennett. Após controvérsias envolvendo o líder da ordem, S. L. MacGregor Mathers culminarem em uma divisão dentro da ordem, Crowley saiu para viajar pelo mundo.

As viagens de Crowley o levaram a mergulhar no Budismo, Hinduísmo, Taoísmo, Yoga, Tantra e nos Mistérios Orientais.

Em 1903, Crowley encontrou Rose Kelly, com quem ele se casaria. Em sua lua de mel no Egito, e seguindo uma demonstração de ritual realizada na Câmara do Rei da Grande Pirâmide, Crowley foi instruído a realizar o chamado “Ritual Supremo” em 20 de março de 1904. Isso resultaria na recepção do Livro da Lei.

A recepção do Livro da Lei e a aurora do Êon de Hórus são documentadas completamente em Liber ABA, Parte IV, também publicado separadamente como O Equinócio dos Deuses.

Crowley prosseguiria fundando a iteração moderna do colégio externo da Ordem da A∴A∴ em 1907 com George Cecil Jones, pela autoridade dos Chefes Secretos; embora a ordem interna da A∴A∴ exista desde tempos imemoriais. Crowley publicaria o The Equinox (“O Equinócio”) como um periódico oficial da A∴A∴. Ao longo de sua vida ele publicaria uma grande quantidade de livros, panfletos, correspondências e poesia.

Por volta de 1912, Crowley foi iniciado na Ordo Templi Orientis, e em 1923 sucedeu Theodor Reuss como Chefe Externo da Ordem. Crowley re-escreveu os rituais da O.T.O. para conformá-los à Lei de Thelema, e introduziu a Missa Gnóstica junto com a Ecclesia Gnostica Catholica como oportunidades religiosas thelêmicas centrais proximamente afiliadas à ordem.

Crowley mudou-se para os EUA em 1914, onde ele se infiltrou em meio à imprensa de propaganda alemã durante a Primeira Guerra Mundial, em uma tentativa de tentar descreditar os Impérios Centrais. Crowley continuou seu trabalho mágico e progrediu ao longo dos graus da A∴A∴, escrevendo e publicando extensivamente durante esta época. Após o fim da guerra, Crowley mudou-se para a Sicília onde estabeleceu a Abadia de Thelema com Leah Hirsig — a atual Mulher Escarlate — onde eles aderiram a um estrito regime de magia, estudo, ritual e prazer. Durante esta época, a atriz Jane Wolfe ficou na Abadia, onde foi instruída e iniciada na A∴A∴ por Crowley.

Após ser expulso da Itália por Mussolini, Crowley continuou a seguir a Grande Obra. Durante a Segunda Guerra Mundial, Crowley aconselhou a Inteligência Britânica, inclusive formulando o famoso sinal do “V da Vitória” de Churchill — o precursor do sinal de “paz e amor” dos hippies — como um antídoto mágico para a suástica de Hitler.

Crowley faleceu em Netherwood, Hastings, Inglaterra, dia primeiro de dezembro de 1947, aos 72 anos de idade.

A carreira colorida e a história da vida de Crowley deixaram uma impressão duradoura não apenas naqueles formalmente afiliados com a A∴A∴ e a O.T.O., mas também em toda a cultura pop e nos ícones da contra-cultura, incluindo Timothy Leary, os Beatles, Led Zeppelin, artistas modernos do heavy metal e do hip-hop, e muitos outros. A influência de Crowley é vista hoje na música, na arte, na cultura, e na continuação das ordens da A∴A∴ e da O.T.O. como grupos funcionais — bem como múltiplos grupos mágicos e corpos iniciáticos que traçam suas raízes a Crowley e seus estudantes diretos.