Probacionista

Para o Probacionista, a Grande Obra é definida como “obter um conhecimento científico da natureza e poderes do meu próprio ser”.

A Probação é definida como um período experimental, durante o qual o candidato é testado. A própria palavra Probationer vem do latim probāre: “provar”, “testar”, “inspecionar”. No Liber Collegii Sancti, o Probacionista é advertido para que “esteja consciente de que a palavra Probacionista não é um termo em vão, mas que os Irmãos irão prová-lo de muitas maneiras sutis, quando ele menos esperar”.

Os Probacionistas são lembrados de que o objetivo das Provações e Ordálios é um: a saber, selecionar Adeptos. Mas o método se manifesta de maneira dupla: (i) fortificar o apto; (ii) eliminar o inapto. (The Equinox Vol. I Nº 7, Editorial)

Admissão como Probacionista

Após três meses o Estudante é examinado […] e se seu conhecimento […] for tido como satisfatório, ele pode se tornar um Probacionista (Liber ABA, Parte 1)

O Probacionista (0=0) é recebido por um iniciado que é ao menos um Neófito (1=10).

O aspirante à A∴A∴ escutará a Lição (Liber LXI) e esta nota de sua função; se ele quiser, então adquirirá o robe de um Probacionista; deverá escolher com profunda ponderação e intensa solenidade um mote. Na admissão, ele receberá o robe, assinará o formulário fornecido e repetirá o juramento conforme designado, e receberá o Primeiro Volume do Livro. (Liber Collegii Sancti).

Em cada um dos primeiros três graus da Ordem (Probacionista, Neófito e Zelator), o aspirante recebe os três volumes de um livro entitulado “ΘΕΛΗΜΑ”. O “Primeiro Volume do Livro” contém Liber LXI (Liber Causæ, o “Livro das Origens”) e Liber LXV (Liber Cordis Cincti Serpente, o “Livro do Coração Cingido com uma Serpente”).

O robe do Probacionista é um robe branco no formato da letra grega Tau, sem capuz, com detalhes dourados ao longo da orla inferior, das mangas, e perto da gola. Na frente há um pentagrama escarlate. Na parte de trás há um hexagrama, formado a partir de um triângulo azul apontando para baixo entrelaçado com um triângulo vermelho apontando para cima, e com um Tau dourado no centro.

Desenho da frente do robe de Probacionista Desenho das costas do robe de Probacionista
(frente) (costas)

Trabalho do Probacionista

Probacionista. – Seu principal trabalho é começar tais práticas que ele possa preferir, e escrever um registro cuidadoso das mesmas por um ano. (Uma Estrela à Vista).

Ou seja, o objetivo essencial é que o aspirante explore uma grande variedade de instruções e, principalmente, que encontre seus próprios métodos e estilo de trabalho. Portanto, qualquer tentativa de pré-definir as tarefas deve ser vaga. O Probacionista recebe um extenso currículo de leitura, constituído em grande parte por todas as publicações da A∴A∴ em Classe B (“livros ou ensaios que são fruto de erudição comum, iluminada e séria”).

Ele pode escolher as práticas que ele preferir, mas em todo caso precisa manter um registro exato, de modo que ele possa descobrir a relação de causa e efeito em seu trabalho, e de modo que a A∴A∴ possa julgar seu progresso, e dirigir seus estudos posteriores. (Liber ABA, Parte 1)

Consulte a Bibliografia do Probacionista para ver a lista de instruções oficiais.

Ele memorizará um capítulo de Liber LXV […] (Liber Collegii Sancti)

Liber LXV é Liber Cordis Cincti Serpente, “O Livro do Coração Cingido com uma Serpente”.

Além de tudo isso, ele realizará quaisquer tarefas que a A∴A∴ possa considerar adequadas atribuir a ele. (Liber Collegii Sancti)

A Probação dura pelo menos um ano, no entanto, após seis meses, certos Probacionistas são admitidos a uma cerimônia especial, Ritual XXVIII (Liber Septem Regnum Sanctorum).

Ele se manterá casto e reverente para com o seu corpo, pois o ordálio da iniciação não é leve. Isso é de importância peculiar nos dois últimos meses de sua Probação. (Liber Collegii Sancti)

A Jornada do Probacionista

Em Oito Palestras Sobre Yoga, Aleister Crowley descreve como o trabalho das fases iniciais da A∴A∴ foram desenvolvidos:

A questão para mim é […] descrever um método de procedimento que seja suficientemente elástico para ser útil para todo ser humano. Eu tentei fazer isso combinando os dois caminhos da Magia e do Yoga. Se executarmos as práticas preliminares, cada um de acordo com sua capacidade, o resultado certamente será a aquisição de uma certa técnica. E isso se tornará muito mais fácil à medida que avançamos, especialmente se tivermos claro em mente não tentar discriminar entre os dois métodos como se eles fossem escolas opostas, mas usar um para ajudar o outro em uma emergência.

As instruções básicas sobre “os dois caminhos da Magia e do Yoga” são, respectivamente, os documentos Liber O vel Manus et Sagittae e Liber E vel Exercitiorum. Estas instruções práticas são a base do sistema do Iluminismo Científico da A∴A∴. O G∴H∴ Frater O.M. enfatizou sua importância claramente no editorial do The Equinox Vol. I Nº 5:

[…] estou autorizado a dizer que ninguém será admitido como um Neófito a menos que seu ano de trabalho dê evidências de considerável consecução nas práticas fundamentais, Asana, Pranayama, assunção de Formas-Deus, vibração de nomes divinos, rituais de banimento e invocação, e as práticas delineadas nas seções 5 e 6 de Liber O. Embora ele não seja examinado em nada disso, a experiência básica é necessária de modo que ele possa ajudar inteligentemente aqueles que estarão sob sua supervisão.

Avanço para Neófito

Segundo o Liber Collegii Sancti, “qualquer Probacionista que tenha completado sua tarefa a contento da A∴A∴” será preparado para o avanço para o Grau de Neófito.

O Grau de Probacionista dura pelo menos um ano, aproximadamente. A data mais curta para o avanço é “Na próxima vez em que o sol entrará no signo em que ele foi recebido, sua iniciação pode ser concedida a ele” (Liber Collegii Sancti).

O Probacionista deverá entregar uma cópia do seu Diário deste período ao Neófito dele e, nesse momento, recitar a partir da memória o capítulo escolhido de Liber LXV. Isso deve ocorrer um mês antes do término do período de Probacionista (ou seja, pelo menos, onze meses após a admissão).

O Probacionista deverá permanecer livre de quaisquer compromissos por uma semana inteira, que é a duração da iniciação a Neófito: o Ritual DCLXXI.



Veja Também

Referências